CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • YouTube - Grey Circle
LOCALIZAÇÃO

266 980 299

 

Av. Bento Jesus Caraça, 6

7160 - 280 Vila Viçosa

 

scmvv@sapo.pt

Instituição com mais de 500 anos que se dedica ao apoio a idosos, crianças e jovens.

SOBRE NÓS

SCMVV 2016

VALÊNCIAS

UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa inaugurou a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção, no dia 1 de Junho de 2012.

Esteve presente na inauguração Sua Excelência Senhor Ministro da Saúde, Dr. PauloMacedo.

A Unidade de Cuidados Continuados tem uma capacidade de trinta camas, distribuídas por dezassete quartos, treze duplos e quatro individuais e dispõe de uma Equipa Técnica constituída por médico, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, animador social e dietista, assim como, de enfermagem permanente.

LAR JUVENIL D. AMÁLIA CORDEIRO VINAGRE

O Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa foi criado em Julho de 1942, por disposição testamenteira de D. Mª Amália C. Vinagre, adoptando assim o seu nome.

A sua funcionalidade consiste  no acolhimento de Longa duração, mas provisório, de crianças e jovens em risco devido a situações de maus tratos e/ou abandono.

É um Lar feminino, embora aceite fratrias masculinas em idade precoce, com capacidade para 16 crianças e jovens, cujas idades podem variar entre 1 e 18 anos, idade máxima para o tempo de permanência, só ultrapassada em casos excepcionais, na impossibilidade de qualquer forma de autonomização ou reintegração familiar.

Localizado em Vila Viçosa na Rua António José de Almeida, o Lar Juvenil é uma antiga casa senhorial que foi remodelada e adaptada para melhor servir a sua população alvo, assumindo caraterísticas semelhantes a uma casa familiar.

Actualmente dispõe de 11 quartos; 10 WC.'s; 2 salas de estudo; 1 biblioteca; 1 sala de recreios; 1 sala de estar; 1 refeitório; 1 cozinha; 1 pátio; além de outros espaços destinados a arrumações. O gabinete da equipa técnica funciona também no interior do Lar.

EQUIPA LOCAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE DE VILA VIÇOSA E BORBA

A Intervenção Precoce na Infância (IPI) consiste num conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, saúde e ação social. A SCMVV disponibiliza esta Resposta Social desde 2004, sendo que atualmente a IPI é legalmente suportada pelo Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), criado através do D.L. n.º 81/2009, e desenvolvendo-se através da atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com envolvimento das famílias e da comunidade. Os objetivos do SNIPI são:

- Assegurar às crianças a proteção dos seus direitos e o desenvolvimento das suas capacidades, através de ações de IPI em todo o território nacional;

- Detetar e sinalizar todas as crianças com risco de alterações ou alterações nas funções e estruturas do corpo ou risco grave de atraso de desenvolvimento;

- Intervir, após a deteção e sinalização, em função das necessidades do contexto familiar de cada criança elegível, de modo a prevenir ou reduzir os riscos de atraso do desenvolvimento;

- Apoiar as famílias no acesso a serviços e recursos dos sistemas da segurança social, da saúde e da educação;

- Envolver a comunidade através da criação de mecanismos articulados de suporte social.

A Equipa Local de Intervenção de Vila Viçosa e Borba (ELIVVB) é constituída por 3 docentes (35h/semana), 1 Psicóloga Clínica (35h/semana), 1 Assistente Social (35h/semana), 1 Fisioterapeuta (31h/semana), 1 Terapeuta da Fala (31h/semana) e 1 Enfermeira (7h/semana). Abrange as crianças entre os 0 e os 6 anos, com risco de alterações nas funções ou estruturas do que limitam a participação nas atividades típicas para a respetiva idade e contexto social ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias.

CASA DE REPOUSO ANTÓNIO REIXA LOBO/CENTRO DE DIA DE VILA VIÇOSA

A Casa de Repouso António Reixa Lobo é uma Valência de prestação de serviços de acolhimento e/ou tratamento a idosos, sendo esses serviços prestados de forma permanente, (Casa de Repouso) ou parcial (Centro de Dia). A Casa de Repouso António Reixa Lobo situa-se num num edifício funcional, acolhedor e com bastante luminosidade, composto por: Refeitório; Cozinha; Armazém Geral; Capela; Enfermaria com 6 camas; Consultório médico; 23 quartos; 3 copas; 3 Salas de estar; Lavandaria; 21 Wc`s;  Garagem, Jardim e Cozinha de apoio ao serviço de apoio domiciliário;

Atualmente a Instituição alberga 56 idosos em regime de Internamento e 19 idosos em Centro de Dia, prestando cuidados de saúde, higiene, alimentação, apoio psicossocial e animação.

CENTRO DE DIA DE BENCATEL

Inaugurado no dia 14 de Junho de 1990, pelo Excelentíssimo Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. José Luís Vieira de Castro, o Centro de Dia de Bencatel está ao dispor da população desta Aldeia do Concelho de Vila Viçosa com os seguintes serviços: cuidados básicos de saúde, alimentação, higiene, conforto, apoio social e animação.

É preocupação da Mesa Administrativa, conjuntamente com os seus colaboradores, prestar aos seus utentes os melhores serviços possível, de forma a encontrarem, neste espaço, uma alternativa à solidão e isolamento.

CENTRO DE DIA DE S. ROMÃO

O Centro de Dia de São Romão é um edifício moderno, funcional, com cerca de 15 anos, que serve a população desta aldeia com os serviços de cuidados básicos de saúde, alimentação, higiene, conforto, apoio social e animação.

Inaugurado em Agosto de 1998, atualmente cerca de 14 idosos beneficiam dos serviços desta valência da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, que todos os dias trabalha para melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

APOIO DOMICILIÁRIO

O Serviço de Apoio Domiciliário, é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias, quando por qualquer motivo de doença, deficiência, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades de vida diária, possibilita-lhes assim a sua permanência no meio natural de vida, retardando  a institucionalização.

Este serviço é feito com todo o empenho e dedicação das funcionárias, abrangendo actualmente cerca de 65 pessoas. O Apoio é supervisionado e orientado pela Técnica Superior de Serviço Social da Instituição, que está contactável de 2ª a 6ª, a partir das 09,30 h até ás 17,30h. Através do telefone 268 980 229.

CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA E C.A.T.L

As valências de Creche, Jardim de Infância e C.A.T.L. - Centro de Atividades de Tempos Livres -  começaram a funcionar nas atuais instalações em Outubro de 1990.

Atualmente o Jardim de infância oferece ás crianças atividades na Área de Formação Pessoal e Social, a Área de Expressão e Comunicação, o Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, o Domínio da Matemática e a Área de Conhecimento do Mundo; além da Educação Física, da Natação e do Taekwondo (Actividade extra-curricular que se iniciou no dia 1/3/2011), sendo estas três lecionadas por um professor de Educação Física.

A Creche e o Jardim de Infância funcionam entre as 7:30 e as 18:30 durante onze meses, encerrando no mês de Agosto, ou quando a Mesa Administrativa desta Instituição tenha como conveniente.

Relativamente ao C.A.T.L., este funciona das 8:30 às 9:00, das 12:30 às 14:00 e das 15:30 às 19:00 em tempo letivo. Em períodos de interrupção letiva ou de férias, funciona das 9:00 às 19:00. Esta valência funciona 12 meses por ano e as atividades oferecidas às crianças são a Expressão Plástica, a Educação Física, a Natação, a Expressão Musical, a Dança, atividades livres (onde as crianças podem jogar futebol no campo da Instituição, brincar nos baloiços, ...) e acompanhamento nos trabalhos de casa. As crianças são transportadas de carrinha para as nossas instalações e para casa ao fim do dia. Todos os serviços estão incluídos na mensalidade, que é calculada "per capita" (segundo os rendimentos e os encargos com a habitação, sobre o Agregado Familiar). Os serviços que são pagos à parte de mensalidade são o transporte para a escola de manhã (8:30/9:00) e o transporte de almoço (12:30/14:00) em período letivo. Em períodos de férias, as atividades mantêm-se, sendo acrescidas de algumas outras, consoante o projeto realizado para esse período.

1 / 1

Please reload