Projetos e Iniciativas
A Santa Casa de Vila Viçosa tem ao longo da sua existência realizado e executado projetos e iniciativas em vários domínios de intervenção social, mobilizando os seus recursos e partilhando competências com outras instituições na prossecução de objetivos comuns
MOTOR SOCIAL / CLDS 4G, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, desenvolveu-se entre o dia 01 de junho de 2020 e o dia 31 de maio de 2023, tendo alcançado grandes resultados enquanto instrumento de combate à exclusão social, contribuindo para o aumento da empregabilidade, da capacitação e valorização pessoal e familiar, diminuindo as situações de dependência dos serviços e potenciando a autonomia e a melhoria da qualidade de vida da população.
MOBILIDADADE VERDE
A Misericórdia de Vila Viçosa adquiriu, em Abril de 2024, a 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 𝘃𝗶𝗮𝘁𝘂𝗿𝗮 𝟭𝟬𝟬% 𝗲𝗹𝗲́𝘁𝗿𝗶𝗰𝗮 para reforçar a sua frota automóvel.
A viatura elétrica, no valor de cerca de 40 mil euros, contou com um financiamento de 25 mil euros da Componente "Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) – Medida – Mobilidade Verde Social"
NOVO CENTRO DE DIA DE VILA VIÇOSA
Novo equipamento social, que será implementado no antigo Centro de Saúde de Vila Viçosa, e terá capacidade para acolher 20 utentes.
Espera-se a sua abertura no ano de 2024.
CANTINA SOCIAL
A Misericórdia de Vila Viçosa, no dia 12 de março de 2024, renovou o Protocolo com a Segurança Social de Évora da resposta Cantina Social.
Com a renovação deste protocolo, será possível, nos próximos 6 meses, continuar com o apoio às famílias Calipolenses em situação de desemprego, pessoas com baixos recursos económicos, agregados com filhos a cargo e pessoas portadoras de deficiência.
PARQUE GERIÁTRICO
O Parque Geriátrico está localizado na Casa de Repouso António Reixa Lobo e tem como principal objetivo a prática de exercício físico por adultos séniores.
COMBATE AO ISOLAMENTO
Vencedores de Menção Honrosa em 2015 pelo projeto “Combate ao Isolamento” no âmbito do Programa BPI Seniores, projeto considerado exemplo de boas prática pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela União das Misericórdias Portuguêsas.
O projeto Combate ao Isolamento era uma resposta social que consistia na prestação de cuidados e serviços diversos a idosos que vivam no seu domicílio, no concelho de Vila Viçosa, através de
uma equipa constituída por uma animadora social e uma fisioterapeuta.
O projeto terminou em 2018.